Como funciona a Orgânica das JMJ 2022
Tem sido difícil conseguir muitas informações sobre as próximas Jornadas Mundiais da Juventude de 2022, que se realizarão aqui em Portugal. A principal razão é porque ainda estamos na fase da construção da estrutura que será usada para garantir a realização deste grande evento.
Partilhamos contigo uma notícia da Rádio Renascença para que possas perceber um pouco da dimensão deste evento:
Para que possas perceber melhor como esta grande plataforma logística funciona, damos-te algumas pistas.
Embora este seja um evento nacional, de Portugal, é o Patriarcado de Lisboa, diocese que receberá as Jornadas, quem tem a responsabilidade de gerir todo o evento, em estreita ligação com a Santa Sé (e o Papa) e a Igreja Portuguesa (através da Comissão Episcopal Portuguesa).
O primeiro passo foi a criação do COL - Comité Organizador Local, o "chefe" de toda a organização do evento. Surgem depois os COD's - Comités Organizadores Diocesanos, que cada diocese portuguesa terá. Estes comités estão responsáveis por comunicar e organizar todoas as informações, datas e eventos relacionados com as Jornadas em cada uma das dioceses. No final existem os COP's - Comités Organizadores Paroquiais, que é quem comunicará com as paróquias, e as mobilizará para participarem neste evento.
Todas as informações relacionadas com as JMJ 2022 terão que passar por estes comités, que são quem primeiro saberão as informações e as comunicarão à Igreja e ao Mundo.
O COL terá, depois, diversos departamentos e gabinetes, grupos de trabalho responsáveis por dimensões específicas de cada elemento das Jornadas: da logística aos voluntários, das relações internacionais aos peregrinos, das finanças à comunicação do evento, dos contactos com os Institutos Religiosos e Movimentos às actividades organizadas antes, durante e após as Jornadas. Enfim, dá já para perceber o elevado número de pessoas que necessitam de estar envolvidas e que, antes de começarem a trabalhar, precisam de ser recrutadas e de se organizarem.
Fica mais um link que poderá ajudar-te a perceber melhor o que se tem andado a fazer.