levanta-te! e caminha até à jmj lisboa 2023.

catequeses de preparação para as jornadas



A juventude Hospitaleira, como movimento juvenil, das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus e dos Irmãos de S. João de Deus, vai iniciar o seu caminho de peregrinação rumo à JMJ, evento este que como sabemos terá lugar em lisboa no ano 2023.

Em sintonia com a Igreja universal, os jovens hospitaleiros reunir-se-ão mensalmente, no terceiro sábado de cada mês pelas 21 horas para fazer como rupo o percurso catequético proposto pela Igreja de Portugal. Pretendemos que este itinerário se faça com sentido de comunhão universal pelo grau de amplitude que o carateriza, se bem pretendemos que parte desses encontros, em momentos mais assinalados, terão uma componente mais específica, que se prende com a dimensão prática da hospitalidade, dado o compromisso que prende estes jovens, quanto à vivência e proximidade de relação que estabelecem com o Carisma da Hospitalidade.

Esperamos que esta iniciativa se distinga por um caracter integrador e universal, não exclua ninguém, e que o entusiasmado testemunho sobretudo dos Jovens Hospitaleiros, seja um incentivo para tantos outros jovens que vivem distraídos e à margem desta voz de Deus que continua a chamá-los também a eles a fim de que O conheçam e amem. Oxalá todos os jovens espalhadas por vários locais, regiões do País e até do mundo, possam ver confirmado em si, a certeza de também se sentirem chamados a levantar-se e a dar rosto à Hospitalidade, aceitando fazer-se próximos de si mesmos, de Jesus e dos irmãos. Que o lema assumido este ano pelo Movimento JH, ajude a despertar a sensibilidade dos jovens em geral aos apelos que o Senhor Jesus lhes vai revelando, e ao mesmo tempo a crescerem em liberdade interior para responder positiva e afirmativamente àquilo que Deus espera de cada um, como projeto pessoal de vida em favor dos irmãos.

Este é sem dúvida um percurso audaz que implica sair de nós abrindo-nos a novos horizontes onde se joga a capacidade de transcendência e superação pessoal. Contudo contamos com o apoio na fé uns dos outros, mas sobretudo de Jesus o Bom Samaritano que nos há de acompanhar nesta estrada da vida. Pois move-nos a certeza de que Ele jamais desiste de nós, sendo que é na sua escola de vida que aprenderemos a fazer a experiência de ser hospitaleiros, acolher e sentir-nos acolhidos na medida que somos e Ele for em nós.  

A ti, Jovem, fica o desafio: "Levanta-te! E caminha até à JMJ Lisboa 2023... connosco, sempre na Hospitalidade!


Inscreve-te nesta aventura!

A Juventude Hospitaleira propõe aos jovens hospitaleiros, e a todos os jovens em geral, um itinerário de preparação para as Jornadas Mundiais da Juventude de Lisboa 2023, que tem início com esta atividade de Catequeses de Preparação para as JMJ2023

Como já se disse, este itinerário será feito em paralelo com aquele que a Organização das JMJ Lisboa 2023 propõe, em conjunto com todos os jovens que, ao mesmo tempo, se associam a esta proposta do Rise Up! Na nossa caminhada, a Hospitalidade acabará por ganhar também o seu espaço, pois queremos que estas jornadas sejam umas jornadas muito Hospitaleiras! Para isso contamos com todos vocês!

Se estás interessado, preenche e envia o formulário em seguida, e junta-te a nós todos no 3º sábado de cada mês, via plataforma Zoom, às 21h. Os dados ser-te-ão enviados com a confirmação da tua inscrição. 

Para mais informações, escreve-nos para sede@juventudehospitaleira.org. Responderemos a todas as tuas questões, se soubermos.

E se já estás a participar nesta proposta do Rise Up na tua paróquia ou grupo, não faz mal. Podes fazê-lo também connosco. Vais ver que vais poder perceber outros aspetos de cada catequese, e completares a experiência que estás a fazer. 

Então... do que é que estás à espera! Inscreve-te!

















 .